sexta-feira, 7 de outubro de 2016


                                                                   

                      Continuando a viagem ao passado, vamos aterrissar em  Paripe ?

       Nome de origem tupi, que significa viveiro de peixes, Paripe era um povoado de administração independente que foi anexado a Salvador judicialmente bem depois de sua fundação. Tudo começo no governo de Tomé de Souza e Duarte Costa quando chegaram a primeira vez na região de Paripe e avistaram os primeiros exploradores:Os índios.
       Paripe esta situado no subúrbio Ferroviário da capital,e em seu território estão situados as localidades de Tubarão, Estrada da Cocisa, Gameleira, Escola de Menor, tororó, Muribeca, Nova Canaã, Vila naval da barragem e São Tomé de Paripe.
       Um dos bairros mais importantes da história de salvador. Devido a fertilidade de suas terras, a produção de frutas e verduras bem como a pescaria e coleta de mariscos ajudavam no abastecimento de mercadorias para a feira de água de meninos, visando a movimentação do porto de Salvador.
       O bairro teve importante participação na história dos engenhos de cana-de-açúcar em salvador, com registro de engenho do século XVI, sendo um dos primeiros do  Brasil.
       Existiam na localidade de paripe, um engenho de açúcar de santa cruz de torres, remonta a 1542 quando esta Sesmaria foi doada pelo primeiro donatário da Bahia, Francisco Pereira Coutinho a Afonso de Torres. Esta sesmaria se estendia desde o porto de paripe até a enseada de Aratú, Possuindo uma extensão de aproximadamente uma légua e meia de terras; e geralmente se calculava necessária meia légua de terras para o estabelecimento de um engenho.
        Embora essa sesmaria fosse reconhecida pelo rei apenas aos 2 de dezembro de 1549. Afonso de Torres não esperou por essa aprovação, começando logo a construir um engenho que, porém foi queimado pelos índios que habitavam a região, em 1545 como a testa o donatário da capitania de porto seguro, aos 28 de julho de 1549.

               .




A esquerda, supostamente, o pátio da estação original de trem.

Referencias :www.paripenet/historia.php#.v78AVOORK15

foto divulgação.www.correio24horas.com.br
foto.www.estaçoesferroviarios.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário