terça-feira, 4 de outubro de 2016

                         
     

     



     
                               
                       
                   
                  Para entender o presente, vamos viajar um pouco pelo passado?Historia de Salvador onde tudo Começou.
 
     
       Depois que Pedro Alvares Cabral em 22 de abril de 1500 chegou nas terras que denominariam de porto seguro, no sul do atual estado da Bahia, onde tiveram o primeiro contato com o povo que nas terras abitavam,os índios .Foi a vez do primeiro governador geral Thomé de Sousa em 1549 inicia o processo de colonização efetiva do Brasil com a fundação da sua primeira capital a cidade de Salvador.

        Entre os anos de 1530 a 1549,o Brasil foi administrado pela ação de particulares que controlavam as chamadas capitanias hereditárias. Muitas vezes a administração exercida por essas pessoas não era muito eficiente e acabavam exigindo que o governo Português tomasse providências mais sérias para que não perdesse o controle da situação.

       A primeira ação tomada foi designar o português Tomé de Souza como governador - geral do Brasil.Com ele chegou um grupo de aproximadamente quinhentas pessoas que iriam auxiliá-lo a representar a coroa portuguesa no Brasil, chegando ao litoral da Bahia, o primeiro governador geral do Brasil fez com que a cidade de Salvador fosse criada como primeira capital do território colonial.
   
      Thomé de Souza desembarcou no atual porto da Barra, em 29 de Marco e iniciou a construção da cidade fortaleza, planejada para ser o centro administrativo do Brasil.
   
      Salvador tinha a finalidade de defesa da costa, possibilitando a continuidade da existência do Brasil. Sendo relevante a força da cidade e do seu porto que tinha a capacidade de comporta e ancorar na Baia de todos os santos toda a marinha de guera do mundo.



                                              Vamos saber um pouco sobre a carreira das índias?



      A cidade fortaleza salvador tornou - se centro dinâmico da Hinterlândia, a área econômica e geográfica que atraia cargas e descargas trazidas de navios de todo o Atlântico sul.
      Salvador era o centro politico administrativo e polo econômico do ciclo da cana- de - açúcar, tabaco, cachaça, álcool , madeiras, algodão e centro exportador e importador de escravos e produtos manufaturados europeus.
     Era passagem obrigatória de embarcações do comércio vindas da Africa, Índia e da China para o Brasil. A cidade de Salvador era o porto mais importante do ponto de vista comercial e de localização estratégica em relação as correntes marinhas e regime de ventos, o que lhe dava vantagens e favorecia a transação do tráfico de navios e escravos.

   Quando os navios das carreiras da Índias baixavam velas no porto de Salvador, isso representava excelentes ocasiões para o comercio, troca de alimentos, produtos e escravos, importação e exportação o que transformou Salvador num centro de distribuição de mercadorias para todo o Atlântico.



Referencias:Coleção viver, aprender. Educação de jovens e adultos, global editora .De Ana Paula,André Luis,Denise Mendes, Maria Carla, Roberto Cotelli, e Roberto Giansante.

                   Projeto Didático de pesquisa/DCL.Difusão Cultural do Livro.


                  escolakids.uol.com.br/salvador--aprimeira-capital-dobrasil.ltm

        fotos de tito, do porto da Barra. www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1246424


                                         em breve, vamos aterrissar em paripe e sua historia!